fbpx

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS – E-Book Grátis

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS – E-Book Grátis

4 300x157 - Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS - E-Book GrátisHoje vou falar para você empresário,  sobre a inclusão do icms na base de cálculo do Pis/Cofins. (icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins).

O STF finalmente encerrou uma discussão que tratava sobre a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS no julgamento do recurso extraordinário 57 47 06, no qual o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL entendeu que o valor arrecadado a título de icms não integra o patrimônio do contribuinte e por isso não pode ser incluído na base de cálculo do pis e cofins.

O supremo aplicou a repercussão geral a este entendimento no qual foi estabelecido que o ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS E DA COFINS.

Dessa forma os valores de PIS/COFINS  (icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins) não devem incidir sobre as receitas dos contribuintes, excluindo-se o valor do ICMS, com isso os valores recebidos serão reduzidos em torno de 18%. A discussão agora passa a ser sobre a possibilidade de restituição dos pagamentos feitos a maior nos últimos anos  (5 anos) porém, a União Federal está pedindo a modulação dos efeitos dessa decisão através do recurso chamado embargos de declaração.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS 

A modulação dos efeitos serve para o STF definir desde quando aquela decisão irá valer, se irá ser aplicada para todo o período ou seja desde a criação das contribuições ou então somente para casos futuros, ou seja, para incidência da decisão dos fatos geradores após a decisão do STF.

Em razão do prazo prescricional (cinco anos)as empresas que ainda não ajuizaram ação poderão fazê-la, porém caso o stf decida por aplicar os efeitos somente para os fatos futuros as empresas não poderão pedir a restituição dos valores pagos nos últimos anos e somente terão direito de reduzir o pagamento para os casos futuros a titulo de Pis/Cofins. Porém, cabe ressaltar que, quem ajuizar a ação antes da decisão final dos embargos declaratórios da União, certamente estará com seu  direito garantido, podendo requerer a restituição dos últimos cinco (05) anos.

Sr. Empresário, caso, ainda fique com dúvidas sobre as vantagens de entrar o quanto antes com essa ação, BAIXE O NOSSO E-BOOK sobre como recuperar PIS/COFINS clicando na barra acima e não deixe de entrar em contado conosco (samoraadvogados.com.br), WhatsApp . Não se preocupe, nós daremos todos os detalhes necessários para entrar com essa ação que, com certeza vai aumentar muito o seu fluxo de caixa em pouco tempo, podendo, ainda, você ficar livre para escolher o seu advogado de confiança.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS 

Entre em contato conosco através do nosso ESCRITÓRIO DIGITAL, clicando no ícone localizado no canto inferior direito da página ou, se preferir, através dos contatos abaixo.

A SAMORA ADVOGADOS conta com um canal que possibilita o envio de documentos de forma totalmente eletrônico, sem a necessidade de deslocamento do cliente o que possibilita o atendimento à distância. Experimente utilizar o nosso ESCRITÓRIO DIGITAL.

SAMORA ADVOGADOS

Rua Cândido Costa, 24 – Sala 601 – Edifício Cainelli – centro, Bento Gonçalves – RS CEP 95.700-128

           Telefone (54) 3701-2109 | Whatsapp (54) 99671-3034[email protected]

Sobre o Autor

admin administrator